SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoceEscalas de desenvolvimento infantil e o uso com bebês author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SOEJIMA, Carolina Santos  and  BOLSANELLO, Maria Augusta. Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.65-79. ISSN 0104-4060.

A pesquisa verificou se um programa de intervenção precoce tem efeitos positivos sobre o desenvolvimento (motor e mental) de crianças entre um e três anos de idade que permaneciam em tempo integral na creche pública e apresentavam defasagem no desenvolvimento. Inicialmente, foram avaliadas 63 crianças por meio das Escalas Bayley II, sendo que 37 delas apresentaram defasagem no desenvolvimento em ambas as escalas, mental e motora. Destas 37 crianças, 20 foram sorteadas para participar de um programa de intervenção precoce. Após a realização desta intervenção, foram sorteadas, para a segunda aplicação das Escalas Bayley II, 15 crianças com defasagem e participantes da intervenção, 15 crianças com defasagem e não participantes da intervenção e 15 crianças sem defasagem. Os resultados evidenciaram visível progressão no desenvolvimento das crianças que apresentaram defasagem e participaram da intervenção precoce. Concluiu-se a viabilidade do emprego de uma intervenção de caráter preventivo nas creches públicas, na perspectiva da atenção precoce. Dessa forma, defasagens do desenvolvimento infantil podem ser prevenidas, identificadas, trabalhadas e superadas, evitando futuras deficiências ou transtornos no desenvolvimento infantil.

Keywords : Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Atenção Precoce; Intervenção Precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )