SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na educação infantilEnsinando o pai a brincar com seu bebê com síndrome de Down author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Escalas de desenvolvimento infantil e o uso com bebês. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.81-100. ISSN 0104-4060.

O presente estudo pretendeu descrever as escalas (testes ou inventários) comumente utilizadas para a avaliação do desenvolvimento de bebês, em termos de objetivos, população a quem se destina, material sugerido, o que avaliam e critérios de avaliação. Pretendeu, também, analisar estudos que utilizaram os instrumentos aqui arrolados, a partir do final da década de 90, considerando os objetivos, a população avaliada e os principais resultados obtidos e, finalmente, identificar profissionais da saúde que têm feito uso deles, a partir dos artigos publicados. O estudo aponta para o papel importante da avaliação de bebês como fonte de informação que subsidia tomadas de decisão acerca da elaboração de programas de intervenção precoce ou essencial. Todavia, observa-se a escassez de instrumentos padronizados para a população infantil brasileira.

Keywords : Escalas de Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento de Bebês; Estimulação Essencial; Intervenção Precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )