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 issue44Profundizando en la educación científica: aspectos epistemológicos y metodológicos a tener en cuenta en la enseñanza author indexsubject indexarticles search
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Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

NICOLLI, Aline Andréia  and  MORTIMER, Eduardo Fleury. Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de ciências. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.19-35. ISSN 0104-4060.

Apresentaremos neste artigo as etapas do trabalho de construção do modelo de perfil conceitual de morte que resultou na identificação de três zonas: naturalista, em que a morte é interpretada como resultado de processos ou propriedades biológicas; religiosa, na qual a morte é compreendida como fato ou fenômeno que resulta de uma "vontade divina", frequentemente vista como passagem para outra vida, e relacional, na qual a morte é concebida como fato ou fenômeno a ser negado, ocultado. Na sequência, abordaremos as possibilidades de escolarização do conceito de morte, no ensino de ciências, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o ciclo de vida. Nessa etapa, identificaremos as diferentes zonas do perfil conceitual de morte que circularam durante a aula e o quanto o discurso da ciência pode promover alterações nos modos de falar e formas de pensar dos estudantes sobre a morte.

Keywords : Ensino de Ciências; Perfil Conceitual; Ciclo de Vida; Morte.

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