SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de ciênciasAdvancing teacher knowledge of effective argumentation pedagogy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FURIO-MAS, Carles; FURIO-GOMEZ, Cristina  y  SOLBES-MATARREDONA, Jordi. Profundizando en la educación científica: aspectos epistemológicos y metodológicos a tener en cuenta en la enseñanza. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.37-57. ISSN 0104-4060.

O principal objetivo deste trabalho consiste em aproximar os professores de alguns resultados da investigação sobre a didática das ciências. Em primeiro lugar se mostra como a história e a epistemologia das ciências e, em particular, da Química, está contribuindo à melhoria de seu ensino, considerando alguns aspectos conceituais e epistemológicos que podem facilitar a alfabetização científica. Em particular, são apresentados exemplos da construção de conceitos chave na Química escolar como o peso dos gases, a noção de substância e a de elemento químico. Também se alerta os professores sobre alguns tópicos críticos sobre a natureza da ciência. Em segundo lugar, se faz uma breve apresentação das mais importantes tradições de investigação sobre alfabetização científica e tecnológica: a de mudança conceitual, a sociocultural e a crítica. Finalmente se abordam as orientações metodológicas do modelo de aprendizagem como investigação orientada que têm sido utilizadas com resultados satisfatórios no ensino de temáticas específicas das disciplinas Física e Química.

Palabras clave : Didática das Ciências; História e Epistemologia das Ciências; Alfabetização Científica e Tecnológica; Aprendizagem como Investigação Orientada; Ensino de Física e Química.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )