SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Profundizando en la educación científica: aspectos epistemológicos y metodológicos a tener en cuenta en la enseñanzaA experimentação nas pesquisas sobre o ensino de física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SIMON, Shirley; DAVIES, Paul  y  TREVETHAN, Jillian. Advancing teacher knowledge of effective argumentation pedagogy. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.59-74. ISSN 0104-4060.

Este artigo traz uma discussão sobre a abordagem metodológica de um projeto de pesquisa que se baseia em estudos anteriores sobre a pedagogia da argumentação eficaz, realizado por um dos autores. Neste estudo, professores de seis escolas estão participando de um projeto, com duração de um ano, para usar novos materiais de desenvolvimento profissionais baseados na internet para a melhoria da sua prática no uso de grupo de discussão e argumentação em ciências. Os professores participam de oficinas sobre planejamento e organização de grupos de trabalho eficientes, introduzindo argumentação e mantendo a discussão em pequenos grupos, e do planejamento de currículos para promover a atividade argumentativa. Entre as sessões, os professores desenvolvem cada aspecto da pedagogia em suas escolas. Os dados são levantados em cada uma das escolas participantes por meio de questionários e entrevistas junto aos professores para averiguar as perspectivas sobre a prática da argumentação em ciência, estratégias pedagógicas utilizadas, mudanças nas práticas e trabalho.

Palabras clave : Argumentação; Desenvolvimento Docente; Trabalho em Grupo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )