SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Advancing teacher knowledge of effective argumentation pedagogyDeconstruyendo el modelo deficitario de la apropiación social de la ciencia y la tecnología en Colombia: Las Maticas de mi Huerta” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

HIGA, Ivanilda  y  OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.75-92. ISSN 0104-4060.

Considerando a necessidade de analisar a fundamentação teórica que embasa as atividades experimentais escolares na ultima década, desenvolveu-se uma investigação tomando como objeto as pesquisas publicadas sobre essa temática em um importante periódico da área. Toma-se como referência a concepção de que a experimentação está inserida em um contexto epistemológico e pedagógico, pois envolve concepções de realidade, de conhecimento, de conhecimento científico, de método científico, enfim, uma concepção de ciência e também concepções de aprendizagem, de posicionamento dos conhecimentos prévios dos alunos, de relações entre conteúdo e método, enfim, uma concepção de currículo. Desenvolvendo uma análise epistemológico-pedagógica dos artigos, foi observado que metodologicamente são adotadas diferentes abordagens para desenvolver as atividades experimentais: algumas mais demonstrativas, priorizando a observação, outras mais de atuação por parte do estudante, priorizando a investigação. As pesquisas tomam como pressuposto básico favorecer a aprendizagem ou a interação. A aprendizagem se refere à compreensão da atividade científica, ou de conhecimentos teóricos e práticos. A interação pode ser tanto do aluno com a atividade quanto social, ou ainda entre disciplinas.

Palabras clave : Experimentação; Física; Pressupostos Epistemológicos; Abordagens Pedagógicas; Pesquisas em Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )