SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de física: fundamentos epistemológicos e pedagógicosDiferentes concepções da ciência e implicações para seu ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LOZANO-BORDA, Marcela; PEREZ-BUSTOS, Tania  y  ROATTA-ACEVEDO, Carolina. Deconstruyendo el modelo deficitario de la apropiación social de la ciencia y la tecnología en Colombia: Las Maticas de mi Huerta”. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.93-109. ISSN 0104-4060.

Estudos sobre políticas e atividades de apropriação social da ciência e tecnologia (ASCT) na Colômbia têm mostrado a presença de um modelo de déficit de relação entre o conhecimento científico e o público. Este modelo, que está presente em diversas atividades educacionais e comunicativas, se caracteriza por estabelecer uma dinâmica de comunicação unidirecional e vertical da ciência para seus públicos. Contudo, estes estudos não têm identificado quais são as condições que sustentam este modelo de produção. Analisando o caso de uma cartilha educativa, este artigo procura aprofundar a compreensão sobre o que define a prática da ASCT na Colômbia como deficitária. Isto foi realizado a partir de uma análise de conteúdo etnográfico do material, a partir do qual foi possível identificar uma série de dispositivos de linguagem e de diagramação que no futuro podem servir como guia reflexiva para o desenho de novos materiais educomunicativos para a ASCT.

Palabras clave : Apropriação Social da ciência e da Tecnologia; Materiais Educomunicativos; Modelo de Déficit entre Ciência-Público.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )