SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Deconstruyendo el modelo deficitario de la apropiación social de la ciencia y la tecnología en Colombia: Las Maticas de mi Huerta”Questionamento em manuais escolares de ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

HOSOUME, Yassuko  y  OLIVEIRA, Rebeca Vilas Boas Cardoso de. Diferentes concepções da ciência e implicações para seu ensino. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.111-126. ISSN 0104-4060.

Uma teoria científica é um corpo de conhecimento autocontido, com elementos estruturantes - as partes - que, numa lógica interna, compõem um todo articulado. As partes representam um conhecimento local, conceitual e profundo da teoria, enquanto o todo representa a espacialização, o racional, a formalização - um conhecimento em extensão. Numa teoria da Física, a escolha dos elementos que a compõem e a maneira como eles se articulam traduzem uma especial estrutura conceitual, resultando em um produto particular. Se a natureza deste produto é sincrônica e espacial, uma proposta de seu ensino implica seu desmonte epistemológico seguido de uma reconstrução didática, localizando e conceituando suas partes diacrônica e linearmente. A análise da Mecânica Clássica apresentada nos livros didáticos, aprovados no PNLD/2011, exemplifica as singularidades das desconstruções e reconstruções dessa teoria da Física, revelando as diferentes visões da mesma implícitas nessas obras propostas para seu ensino.

Palabras clave : Estrutura do Conhecimento; Conhecimento Físico; Mapa Conceitual; Livro Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )