SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Diferentes concepções da ciência e implicações para seu ensinoLivro didático de física e de ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LEITE, Laurinda et al. Questionamento em manuais escolares de ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.127-143. ISSN 0104-4060.

Questões são enunciados que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.

Palabras clave : Questionamento; Manuais Escolares; Grelha de Análise; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )