SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Questionamento em manuais escolares de ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análiseConsumo responsável: um passo além do aspecto ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GARCIA, Nilson Marcos Dias. Livro didático de física e de ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.145-163. ISSN 0104-4060.

Este artigo sistematiza resultados de pesquisas sobre o livro didático de Física e de Ciências desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Evidencia a ausência de estudos didáticos e epistemológicos e avalia os resultados obtidos no âmbito de diferentes projetos, tanto no que se refere aos livros para alunos como no que diz respeito aos manuais para professores. Apresenta resultados indicativos para a ampliação da pesquisa nessa temática.

Palabras clave : Livro Didático de Física; Livro Didático de Ciências; PNLD; PNLD-EM.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )