SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Consumo responsável: um passo além do aspecto ambientalProfessores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

OLIVEIRA, Adriano Machado  y  TOMAZETTI, Elisete M.. Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no ensino médio. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.181-200. ISSN 0104-4060.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a incidência de uma cultura de consumo de mercadorias, tal como diagnosticada por diversos autores, nas construções de sentido de jovens e adolescentes do Ensino Médio. Tomando-se como marco teórico as perspectivas da filósofa Hannah Arendt, do sociólogo Zygmunt Bauman e do psicanalista Jurandir Freire Costa, os autores buscaram tecer análises e interpretações que, coadunadas com um olhar educacional do contexto escolar contemporâneo, colaboram para a compreensão do desinteresse juvenil nas atividades de sala de aula. Em particular, a partir de elementos comportamentais presentes em uma sociedade de consumidores, são esboçados cenários presentes na crise do Ensino Médio brasileiro frente a jovens e adolescentes. O estudo conclui que, dadas as atuais demandas comportamentais presentes em uma cultura organizada em torno do consumo, a condição juvenil presentificada nas escolas tem se mostrado resistente a construções de sentido que vejam o aprendizado no ensino médio inserido em um projeto de longo prazo. Como resultado se têm, então, adesões distanciadas e o predomínio de uma cultura da diversão nos espaços escolares.

Palabras clave : Juventude; Adolescência; Ensino Médio; Consumismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )