SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no ensino médioInclusão/exclusão escolar e afetividade: repensando o fracasso escolar das crianças de classes populares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.201-216. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.

Keywords : Exercício Docente; Formação de Professores; Saberes Docentes; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )