SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no ensino médioInclusão/exclusão escolar e afetividade: repensando o fracasso escolar das crianças de classes populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.201-216. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.

Palabras clave : Exercício Docente; Formação de Professores; Saberes Docentes; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )