SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

XAVIER, Alice Pereira. Uma visão antropológica da aplicação de questionários na pesquisa em educação. Educ. Rev. [online]. 2012, n.44, pp.293-307. ISSN 0104-4060.

No presente estudo alguns conceitos antropológicos - ideia de vocabulário nativo, inteligibilidade e aproximação do outro - e sociológicos são acionados como estratégia para a ressignificação da aplicação de questionários, levando a considerá-la como instância de processos sociais complexos que produzem opinião. A análise das reações e atuações dos atores escolares no momento de aplicação dos questionários é considerada como uma possibilidade para a interpretação da diversidade de características materiais, das disposições e ações individuais, fundamentando a leitura dos dados quantitativos para além das explanações estatísticas. Durante a descrição deste tipo de atividade, pôde-se dimensionar a relação entre as exceções e a regularidade de comportamentos, ampliando o olhar para o futuro trabalho de observação do campo, para os mecanismos de identificação e interação com os pesquisadores e desta etapa como espaço para a reflexão de aspectos da experiência escolar. Recomenda-se, enquanto instrumento de ampliação para a abordagem quantitativa, que o conjunto de impressões sobre a aplicação de questionários na pesquisa educacional deva ser contabilizado na análise das frequências, compondo a interpretação dos resultados de pesquisa.

Palabras clave : Instrumentos de Pesquisa; Aplicação de Questionário; Pesquisa Quantitativa; Pesquisa em Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )