SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Entre los tiempos escolares y los tiempos de ocio: su incidencia en la vida cotidiana de los adolescentes que cursan la educación secundaria obligatoria en EspañaAlunos no ensino fundamental, ampliação da jornada escolar e educação integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Educação integral, territórios educativos e cidadania: aprendendo com as experiências de ampliação da jornada escolar em Belo Horizonte e Santarém. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.57-72. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a ampliação da jornada escolar desenvolvida em alguns municípios brasileiros, tendo como eixo a Educação Integral/Integrada em suas relações com os territórios educativos. Para isso, será apresentada a experiência de duas cidades brasileiras: Belo Horizonte e Santarém. Apesar de realidades distintas, essas experiências têm algo em comum: os projetos vão para além dos muros da escola, ocupando praças, parques e até rios, entendidos como espaços sociais, construindo, assim, um sentimento de pertencimento à cidade. A experiência de ampliação da jornada escolar nessas cidades revela uma determinada perspectiva de educação que procura transformar a cidade em território educativo, entendendo que a instituição escolar faz parte de uma rede social para garantir a crianças, jovens e adolescentes o direito a uma Educação Integral.

Palavras-chave : Educação Integral; Territórios Educativos; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )