SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Educação integral, territórios educativos e cidadania: aprendendo com as experiências de ampliação da jornada escolar em Belo Horizonte e SantarémPrograma Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral e em tempo integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

COELHO, Lígia Martha C. da C.. Alunos no ensino fundamental, ampliação da jornada escolar e educação integral. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.73-89. ISSN 0104-4060.

Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar pode influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano; e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral e refletem sobre a concepção de Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.

Palavras-chave : Educação Integral; Ampliação da Jornada Escolar; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )