SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral e em tempo integralEntre kronos e kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BRANCO, Veronica. Desafios para a implantação da educação integral: análise das experiências desenvolvidas na região sul do Brasil. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.111-123. ISSN 0104-4060.

Este texto trata da percepção dos gestores municipais, coordenadores pedagógicos e pais de alunos sobre os desafios enfrentados para a implantação da Educação Integral ou do aumento de tempo da jornada escolar em experiências desenvolvidas na região Sul do Brasil: Apucarana, Joinville e Porto Alegre. Essas experiências fazem parte da pesquisa realizada pelas universidades federais: UFMG, UNIRIO, UFPR e UNB, com o objetivo de mapear experiências de jornada escolar ampliada em andamento no Brasil, no ano de 2008 - estudo quantitativo. Em 2009 e 2010 deu-se a continuidade da pesquisa, agora como estudo qualitativo. Na etapa do estudo qualitativo foram selecionadas vinte e uma experiências de todo o Brasil para serem acompanhadas e documentadas in loco. Na região sul foram selecionadas três experiências, uma de cada estado da região sul. Dessa etapa é que foram extraídos os dados coletados em entrevistas com os personagens citados, cujas análises compõem este texto e apontam como principais desafios/dificuldades para a implantação do aumento do tempo da jornada escolar, entre outras, a formação inicial e continuada de professores e a integração de monitores e novos atores na equipe de trabalho escolar. Além dessas aparece, fortemente marcada, no ideário dos entrevistados a concepção de que a Educação Integral é um direito das famílias e não dos alunos, e uma modalidade escolar destinada aos alunos cujas famílias são carentes e não podem atender seus filhos.

Palabras clave : Desafios; Educação Integral; Gestores Municipais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )