SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Desafios para a implantação da educação integral: análise das experiências desenvolvidas na região sul do BrasilEducação em tempo integral: direito e financiamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

TORALES, Marília Andrade. Entre kronos e kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.125-135. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida nacionalmente - Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental: Concepções e Práticas na Educação Brasileira - que analisou as experiências de ampliação da jornada escolar em diferentes regiões do Brasil. Nesse contexto, a análise das experiências escolares desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi a base que permitiu estabelecer um diálogo entre empiria e teoria para a compreensão dos sentidos e das implicações do uso e da ampliação do tempo educativo escolar. Neste diálogo, procuramos compreender o impacto provocado pelas modificações na jornada escolar tradicional, de quatro horas diárias, sem a participação efetiva e constante de outros agentes formativos. O processo de análise dos dados tratou de identificar as mudanças na organização e no funcionamento das escolas, bem como na relação dessas com suas comunidades. Mais do que pensar em horários e rotinas, buscou-se pensar em horas concretas, em períodos de permanência dos estudantes nas comunidades escolares e no sentido que essa presencialidade adquire para os envolvidos nesse processo e para a própria sociedade.

Palavras-chave : Educação em Tempo Integral; Região Sul do Brasil; Jornadas Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )