SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Entre kronos e kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escolaDesafios para o professor na sociedade da informação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MENEZES, Janaina S. S.. Educação em tempo integral: direito e financiamento. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.137-152. ISSN 0104-4060.

O artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios associados ao financiamento da educação em tempo integral. Parte-se da análise dos mo(vi)mentos legais relacionados à Educação Integral (em tempo) integral presentes na Constituição Federal de 1988 e nas normatizações que se seguiram à sua promulgação, chegando ao Fundeb. Paralelamente são destacadas as políticas, os programas e os dados estatísticos associados ao financiamento da educação em tempo integral. Partindo do entendimento de que a garantia dos direitos sociais e, em especial, a garantia do direito à educação (integral) se faz associar a fontes estáveis e suficientes de recursos, o texto revela que, no período investigado, ocorreram avanços que possibilitam às instâncias subnacionais o desenvolvimento de políticas vinculadas à educação em tempo integral.

Palabras clave : Políticas Públicas em Educação; Educação Integral; Educação em Tempo Integral; Direito à Educação; Financiamento da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )