SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Educação em tempo integral: direito e financiamentoAnálise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

BALADELI, Ana Paula Domingos; BARROS, Marta Silene Ferreira  e  ALTOE, Anair. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.155-165. ISSN 0104-4060.

As tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.

Palavras-chave : Educação; Formação do Professor; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )