SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Desafios para o professor na sociedade da informaçãoCurso de pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira  e  SALES, Adriane de Castro Menezes. Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.167-184. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.

Palavras-chave : Formação de Professores; Modelo de Formação; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )