SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesCaminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

EVANGELISTA, Olinda  y  TRICHES, Jocemara. Curso de pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.185-198. ISSN 0104-4060.

No presente artigo objetivou-se discutir a relação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006, e as orientações de Organizações Multilaterais. Analisou-se a documentação relativa à formação de professores procedente de Organizações Multilaterais, a literatura sobre reconversão docente e cotejaram-se os dados com os recolhidos nas DCNP. Foi possível verificar, por meio de análise qualitativa, que o professor assume um lugar privilegiado, constituindo-se como protagonista da reforma deflagrada, após os anos de 1990, na América Latina e Caribe. Implicitamente esse sujeito configura-se como um superprofessor - multifuncional, polivalente, flexível, protagonista, tolerante. A proposta de transformação de suas funções configura-se como estratégia de reconversão e confirma-se na documentação examinada. Inúmeros elementos das DCNP convergem com os propostos por OM. Tal articulação corrobora com o processo de alargamento do conceito de docência e gestão e a restrição da formação teórica e do tempo de formação que, por consequência, pode levar à desintelectualização do professor e à configuração do Curso de Pedagogia, segundo as DCNP, como espaço de reconversão do professor em superprofessor.

Palabras clave : Política Educacional - 2000; Curso de Pedagogia; Organizações Multilaterais; Reconversão Docente; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )