SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Curso de pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessorA educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GRUMAN, Marcelo. Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.199-211. ISSN 0104-4060.

O artigo trata do ensino da arte nas escolas brasileiras a partir dos conceitos de multiculturalismo, diversidade cultural e cidadania cultural, norteadores da atuação do Ministério da Cultura a partir da gestão do ex-Ministro Gilberto Gil iniciada no ano de 2003. Argumenta que é imprescindível um diálogo cada vez mais intenso entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação na consecução deste objetivo, qual seja, garantir o cumprimento do direito humano à educação e à participação na cultura, inscritos na Constituição Brasileira de 1988, e ratificado pela Convenção sobre a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, ratificada pelo Brasil  no ano de 2006.

Palavras-chave : Arte; Educação; Diversidade Cultural; UNESCO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )