SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no BrasilPesquisa qualitativa em educação matemática a distância: aspectos importantes do uso do Role Playing Game como procedimento metodológico de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GHANEM, Elie. A educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhum. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.213-229. ISSN 0104-4060.

Este artigo traz exemplos que sustentam a hipótese de que há uma discrepância entre o sentido geral atribuído à educação pelos enfoques sociológicos e aquele que é conferido por autoridades públicas e profissionais de organizações escolares. O sentido que tais autoridades e profissionais atribuem à educação coincide consideravelmente com as noções mais recorrentes na opinião pública, que frequentemente localiza a educação em posição central como fator de mudança social. O argumento foi elaborado para situar uma pesquisa sobre mudança educacional no Brasil, apoiada pela Fundação de Amparo  à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em 2004-2005. A pesquisa dedicou-se a reportar as características das ações de reforma educacional nos anos 1990, confrontando-as com iniciativas circunscritas, abarcadas pela denominação de inovação educacional.

Palavras-chave : Educação; Mudança Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )