SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhumInvestigação em educação histórica: análises da temática religião em textos didáticos de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ROSA, Maurício. Pesquisa qualitativa em educação matemática a distância: aspectos importantes do uso do Role Playing Game como procedimento metodológico de pesquisa. Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.231-258. ISSN 0104-4060.

Este artigo evidencia aspectos do Role Playing Game (RPG), jogo de representação de personagens, que o tornam um importante procedimento de investigação em termos de Pesquisa Qualitativa em Educação (no caso, Educação Matemática) a Distância. Esse jogo foi adotado em uma pesquisa (ROSA, 2008) que estudou as relações estabelecidas entre a construção de identidades online e o ensino e a aprendizagem do conceito de Integral Definida (conceito do Cálculo Diferencial e Integral) em um curso a distância. Assim, a partir dessa investigação que utilizou o RPG jogado a distância, via chat, como procedimento de coleta de dados, discutimos a inserção desse jogo como procedimento metodológico de pesquisa em Educação Matemática a Distância e caracterizamos como esse processo liga-se a questões referentes à Pesquisa Qualitativa nesse novo cenário: o ciberespaço. Logo, assumimos que adotar o RPG como procedimento de pesquisa favorece tanto o pesquisador, quanto os sujeitos investigados, em termos de mostrarem-se como "diferentes" mesmo sendo "os mesmos" (ROSA, 2008) e isso potencializa a produção do conhecimento matemático, bem como a análise das ações e possibilidades educacionais vislumbradas pelo ser online que se apresenta no ambiente natural apresentado. Também apontamos a adoção do RPG como fator que impele e amplia a concepção pós-estruturalista de Educação que, em ambientes virtuais, cada vez mais, vem destacando e estabelecendo uma amplitude de investigação que transforma esse espaço imaginativo e surpreendente em um ambiente natural de pesquisa.

Palabras clave : Role Playing Game; Metodologia de Pesquisa Qualitativa; Educação a Distância; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )