SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Investigação em educação histórica: análises da temática religião em textos didáticos de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CARDOSO, Cancionila Janzkovski  y  AMANCIO, Lázara Nanci de Barros. Escola primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915). Educ. Rev. [online]. 2012, n.45, pp.273-291. ISSN 0104-4060.

Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX.

Palabras clave : Memória da Escola Primária; Cultura Escolar; Grupos Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )