SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A filosofia e seu ensino como phármakon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SEVERINO, Antônio Joaquim. Integrar cultura e humanismo: desafio pedagógico da filosofia no ensino superior. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.21-35. ISSN 0104-4060.

O ensaio visa debater a relevância e a necessidade da Filosofia nos currículos de todos os cursos universitários, mostrando que a presença desse componente formativo é imprescindível como mediação pedagógica no Ensino Superior, tendo em vista a finalidade intrínseca da formação universitária. Parte da premissa de que essa formação, além de garantir aos profissionais preparo científico e técnico, deve lhes assegurar maturidade e sensibilidade intelectuais que gerem referências conceituais e valorativas para a intencionalização de suas práticas no mundo do trabalho, no universo social e na esfera cultural. Defende então que a Filosofia pode exercer esse papel formativo ao explicitar e discutir os problemas do conhecimento, da ação e da existência e, assim, contribuir significativamente para tornar mais consistente a qualificação dos profissionais.

Palabras clave : Filosofia na Universidade; Formação Cultural; Formação Universitária; Profissionalidade; Humanismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )