SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46La evaluación en filosofia: aspectos didácticos y políticosProdução discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

RODRIGUES, Zita Ana Lago. O ensino da filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.69-82. ISSN 0104-4060.

Este texto trata das políticas educacionais contemporâneas no Brasil, da LDBEN 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), dos PCN-EM (1999) e suas implicações para o ensino da Filosofia no Brasil, abordando aspectos históricos e legais da reinserção desse ensino na escola brasileira de ensino médio, com seus delineamentos legais na LDBEN 9.394/96 e o modo como se tem proposto perspectivas de contraposição às referidas políticas. Questiona os procedimentos relativos a esse processo e levanta algumas sugestões possíveis para ações por parte da Instituição de Ensino Superior, formadora de profissionais para atuar com esses ensinos, e das entidades representativas dos profissionais educadores ligados ao ensino de Filosofia, nessa fase de transições e mudanças paradigmáticas na educação brasileira.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Políticas Educacionais Contemporâneas; LDBEN 9.394/96.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )