SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de escolas públicasPercepção de alunos de pós-graduação em zootecnia da FAEM/UFPEL a respeito de sua capacitação para a docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CASTRO-CARRASCO, Pablo Javier et al. Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.159-172. ISSN 0104-4060.

Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorias subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos professores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analisados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos professores, quanto à sua responsabilidade como agente motivacional ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.

Palabras clave : Teorias Subjetivas; Motivação; Expectativas do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )