SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolarMonitoramento em Promoção de Saúde: uma experiência de capacitação de adultos em um Estado do Nordeste brasileiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

VALENTE, Beatriz Simões  and  RODRIGUES, Carla Gonçalves. Percepção de alunos de pós-graduação em zootecnia da FAEM/UFPEL a respeito de sua capacitação para a docência. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.173-192. ISSN 0104-4060.

Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para a formação e o exercício do trabalho docente a partir da percepção de alguns de seus alunos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo etnográfico, onde se utilizou para a coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada a seis doutorandos do referido Programa. Percebemos, por meio da análise das convergências e divergências das respostas obtidas, que o sentimento de insegurança e desconforto esteve presente durante a primeira experiência docente de todas as entrevistadas, o que parece ainda ser uma constante. Entretanto, ressaltam o estágio de docência orientada como um dos pontos positivos de sua formação dentro do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Contudo, as alunas têm plena consciência de que a profissionalização docente não se baseia em uma perspectiva de ensaio e erro, em decorrência das aprendizagens que realizam com seus próprios alunos.Acreditam que sejam necessários os saberes pedagógicos da profissionalização do ofício docente, mesmo que muitas vezes não saibam quais. Desta forma, sugerem que disciplinas da área pedagógica sejam inseridas na grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, sendo ministradas por professores da área da Educação.

Keywords : Educação Superior; Formação Docente; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )