SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolarMonitoramento em Promoção de Saúde: uma experiência de capacitação de adultos em um Estado do Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VALENTE, Beatriz Simões  y  RODRIGUES, Carla Gonçalves. Percepção de alunos de pós-graduação em zootecnia da FAEM/UFPEL a respeito de sua capacitação para a docência. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.173-192. ISSN 0104-4060.

Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para a formação e o exercício do trabalho docente a partir da percepção de alguns de seus alunos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo etnográfico, onde se utilizou para a coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada a seis doutorandos do referido Programa. Percebemos, por meio da análise das convergências e divergências das respostas obtidas, que o sentimento de insegurança e desconforto esteve presente durante a primeira experiência docente de todas as entrevistadas, o que parece ainda ser uma constante. Entretanto, ressaltam o estágio de docência orientada como um dos pontos positivos de sua formação dentro do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Contudo, as alunas têm plena consciência de que a profissionalização docente não se baseia em uma perspectiva de ensaio e erro, em decorrência das aprendizagens que realizam com seus próprios alunos.Acreditam que sejam necessários os saberes pedagógicos da profissionalização do ofício docente, mesmo que muitas vezes não saibam quais. Desta forma, sugerem que disciplinas da área pedagógica sejam inseridas na grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, sendo ministradas por professores da área da Educação.

Palabras clave : Educação Superior; Formação Docente; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )