SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A precarização do trabalho docente no ensino superior: dos impasses às possibilidades de mudançasMemória e história em livros didáticos de história: o PNLD em perspectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

NEVES, Barbará Coelho  y  COUTO, Edvaldo Souza. Convergência de recursos e mediação para inclusão digital: casos baianos. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.245-257. ISSN 0104-4060.

A partir dos estudos sobre a cibercultura, com ênfase na inclusão digital, o texto discute aspectos iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento que procura aprofundar o tema da mediação e da convergência de recursos na inclusão digital no Estado da Bahia. Temos como objeto os pontos de inclusão digital (PID) de três municípios baianos verificados como potenciais para adoção do modelo de acesso baseado em letramento. A abordagem do estudo é qualitativa, descritiva e analítica. O trabalho defende e conclui que pensar a inclusão digital a partir da convergência dos recursos e da mediação pode proporcionar um salto de qualidade na realidade dos telecentros públicos baianos.

Palabras clave : Cibercultura; Inclusão Digital; Mediação; Telecentros; Educação e Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )