SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en BogotáAfrique en dialogue, Afrique en auto-questionnement: niversalisme ou provincialisme? “Compromis d’Atlanta” ou initiative historique? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ARAUJO, Marta  e  MAESO, Silvia Rodríguez. A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre história, “Portugal” e (pós)colonialismo. Educ. Rev. [online]. 2013, n.47, pp.145-171. ISSN 0104-4060.

Este artigo analisa como, nos discursos políticos e no contexto educativo português, o racial se insere num jogo de in/visibilidades, sendo considerado como resultante da presença do “outro” da colónia e, logo, naturalmente irrelevante para a formação do espaço nacional-metropolitano e, de modo geral, para a formação da noção de “Europeidade”. A partir desta análise, ilustramos a despolitização do racismo via a naturalização do colonialismo e a reificação do “imaginário imigrante”; neste sentido, o racismo é interpretado como algo que sucede aos outros - etnorracialmente marcados - mas que não diz respeito ao que “nós” somos, um “nós” que, aliás, nunca é questionado. O texto está dividido em três partes: (i) examinamos a consolidação da presente ausência do racial considerando como se tem constituído um ciclo de silêncios e consensos sobre o racial na própria ação de combate ao racismo - marcada pelo antirracialismo - de organizações globais como a UNESCO. Examinaremos ainda como a dissolução do racial está a ser produzida através da associação entre racismo e imigração no contexto europeu contemporâneo, tanto na política como na academia; (ii) analisar-se-á o trabalho empírico e os livros didáticos de história contemporâneos que realizámos em Portugal que mostram como, nos debates sobre a história e, mais concretamente, sobre o ensino do colonialismo e da escravatura, se tem esvaziado a sua relevância política e evadido o racial para compreender a chamada escravatura Atlântica dos séculos XV ao XIX; (iii) finalmente, concluímos com uma análise dos contornos daquilo a que denominamos o “consenso (pós-)colonial” em Portugal, inserido num contexto mais amplo de esvaziamento da plausibilidade de um vocabulário que dê conta do racial/racismo nas sociedades contemporâneas.

Palavras-chave : Raça; Racismo; Discursos Públicos; História; Ensino; Portugal (Pós)Colonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )