SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Fragmentação sindicalSindicalismo dos trabalhadores em educação: tendências políticas e organizacionais (1978-2011) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SOUZA, Ângelo Ricardo de. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.53-74. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta um conjunto de leituras a partir de dados de bases secundárias com o intuito de analisar o perfil dos trabalhadores docentes na educação básica brasileira, sua identidade e suas relações com o trabalho. Utilizando informações do Censo dos Profissionais do Magistério de 2003 e do Questionário do Professor aplicado pela Prova Brasil 2011, ambas bases produzidas pelo INEP/MEC, o estudo produz um mapeamento das principais características dos profissionais docentes e coteja tal leitura com demais trabalhos que o campo de investigação vem produzindo. O texto conclui evidenciando características da população docente, bem como mostrando como os professores mais experientes e mais bem formados são recompensados salarialmente; ademais mostra aspectos das condições de trabalho e do perfil cultural, sendo que, nesse último item, evidencia um nível cultural fragilizado entre os docentes.

Keywords : Professor da Educação Básica; Trabalho Docente; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )