SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Fragmentação sindicalSindicalismo dos trabalhadores em educação: tendências políticas e organizacionais (1978-2011) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SOUZA, Ângelo Ricardo de. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.53-74. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta um conjunto de leituras a partir de dados de bases secundárias com o intuito de analisar o perfil dos trabalhadores docentes na educação básica brasileira, sua identidade e suas relações com o trabalho. Utilizando informações do Censo dos Profissionais do Magistério de 2003 e do Questionário do Professor aplicado pela Prova Brasil 2011, ambas bases produzidas pelo INEP/MEC, o estudo produz um mapeamento das principais características dos profissionais docentes e coteja tal leitura com demais trabalhos que o campo de investigação vem produzindo. O texto conclui evidenciando características da população docente, bem como mostrando como os professores mais experientes e mais bem formados são recompensados salarialmente; ademais mostra aspectos das condições de trabalho e do perfil cultural, sendo que, nesse último item, evidencia um nível cultural fragilizado entre os docentes.

Palabras clave : Professor da Educação Básica; Trabalho Docente; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )