SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônomaNotas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

TELLO, César. Las políticas docentes y la perspectiva sindical en Argentina, México y Chile: debates y negociaciones; los casos de CTERA, SNTE y el Colegio de Profesores en los últimos veinte años. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.149-166. ISSN 0104-4060.

Nos últimos vinte anos se desenvolveu políticas educacionais de reforma e contrarreformas neoliberais e pós-neoliberais. Nessa dinâmica o sindicalismo docente assume argumentos em discussões e negociações com os governos estatais com os diversos países da região. Entretanto as negociações e confrontos na arena política dos sindicatos docentes com os governos do Chile (COL) e México (SNTE) têm se desenvolvido em termos de história e matrizes políticas dos próprios sindicatos. Diferente do que aconteceu na Argentina (CTERA).

Palavras-chave : Políticas Docentes; Sindicalismo Docente; Cenários Políticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )