SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Debates sobre gênero na docência: o professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-PortugalEfeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MESQUIDA, Peri. Catequizadores de índios, educadores de colonos, soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, de 1549 a 1759, à luz do Ratio Studiorum. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.235-249. ISSN 0104-4060.

A presença dos jesuítas no Brasil Colônia, de 1549 a 1759, marcou indelevelmente nossa educação e nossa prática pedagógica. O Ratio Studiorum, compêndio de regras de como ensinar, como aprender, como administrar uma instituição de ensino, foi responsável pela construção de um verdadeiro sistema de ensino no território nacional, pois não somente homogeneizava a prática pedagógica, como estabelecia um único método de ensino/aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa cujo relato apresenta-se sob a forma de artigo foi analisar criticamente o Ratio Studiorum de 1599, edição em inglês de 1870, e sua repercussão na formação de professores pela Companhiade Jesus no Brasil, assim como encontrar traços da prática  pedagógica dos inacianos e sua influência sobre a sociedade no período estudado. Para tanto, lançou-se mão da historiografia que tivemos acesso, em especial Leite (1938), Lacouture (1994), Franca (1952), Schimitz (1994), entre outros, e de fontes documentais de apoio, utilizando basicamente a crítica hermenêutica para a análise, a interpretação e a crítica dos dados coletados, chegando a algumas conclusões preliminares, como o fato de que a ação pedagógica dos jesuítas incorporou-se na prática pedagógica no Brasil, marcando-a indelevelmente. A pesquisa mostrou também que a educação foi escolhida como opção preferencial assumida pela Companhia de Jesus desde a sua origem, e a forma como o ensino fundado no Ratio, tendo como base teórica o tomismo-aristotélico, auxiliou a conformar a sociedade à cultura luso-europeia, baseada na ordem, na disciplina, na obediência, na autoridade, no respeito hierarquizado às regras.

Keywords : Jesuítas; Educação; Colégios; Ratio Studiorum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )