SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leituraUma escola justa contra o sistema de multiplicação das desigualdades sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Ensino de psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidade. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.265-287. ISSN 0104-4060.

O presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo trazer ao debate acadêmico a importância da articulação do paradigma da complexidade ao ensino de Psicologia. Destacamos essa interlocução como inovadora no contexto da formação docente. Enfatizamos alguns limites do paradigma atual e a complementaridade do paradigma da complexidade ao Ensino de Psicologia. Essa reflexão frente à prática formadora marca a busca de novas bases epistemológicas que estimulem a (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente. Longe de dar respostas prontas e acabadas, lançamos mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que visa à reestruturação dos caminhos percorridos pela Psicologia na formação docente.

Palabras clave : Formação Docente; Complexidade; Ensino de Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )