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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CONCEICAO, Willian Lazaretti da. Lazer e adolescentes em privação de liberdade: um diálogo possível?. Educ. Rev. [online]. 2013, n.48, pp.346-346. ISSN 0104-4060.

UFPR346A presente investigação busca um aprofundamento das discussões existentes em relação ao lazer e aos adolescentes que cometeram ato infracional e cumprem medida socio-educativa de internação na Fundação CASA. Trata-se de estudo de natureza qualitativa que buscou compreender os processos educativos decorrentes da prática social do lazer, entendida como um direito de todos. Participa-ram deste estudo cinco jovens que cumpriam medida socioeducativa de internação, ao longo do ano de 2011. Os dados foram coletados utilizando-se as técnicas de análise documental, observação participante, -resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, sendo possível identificar três grandes focos de análise: a) con-cepção de lazer; b) atividades de lazer; c) processos educativos. O foco ati-vidades de lazer (b) foi analisado em três perspectivas: antes da privação, durante o cumprimento da medida de internação e durante o cumprimento de sanção disciplinar. O foco proces-sos educativos (c) foi analisado em dois eixos: os que são decorrentes das atividades de lazer em privação de liberdade e os que decorrem da institucionalização. O estudo eviden-cia que os adolescentes compreendem prazer e momentos de ludicidade, mesmo quando são obrigatórias, e o cumprimento de sanção disciplinar e restrição em participar de atividades reflexão desde que aliado ao diálogo, uma vez que este subsidia todos os processos educativos, independente do espaço em que as pessoas estejam inseridas.

Palabras clave : Lazer; Processos-Educativos; Adolescentes em Privação de Liberdade; Fundação CASA.

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