SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49“Seeing through touch”: the material world of visually impaired children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BENCOSTTA, Marcus Levy. Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.19-38. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de discussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempenharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Keywords : Cultura Material Escolar; Arquitetura Escolar; Mobiliário Escolar; História do Design.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )