SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XXLa intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GROSVENOR, Ian  y  MACNAB, Natasha. “Seeing through touch”: the material world of visually impaired children. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.39-57. ISSN 0104-4060.

Este artigo analisa as mudanças no mundo material da criança com deficiência visual e as formas como ela foi vista e entendida ao longo do tempo por estudiosos, filósofos, educadores e outros comentaristas. Ele descreve e analisa como os encontros táteis, desde o Iluminismo até os dias de hoje foram planejados, dentre outros, por educadores e curadores de museus. O ponto de partida desta análise é a publicação na internet de um blog, em 2011, onde estão postadas imagens organizadas por John Alfred Chalton (Sunderland Museum, Inglaterra), entre os anos de 1913-1926; e segue delineando a origem e o desenvolvimento de ideias em torno do “ver através do tato”, tomando o exemplo dos livros e mapas em alto relevo e das máquinas de impressão, como as do sistema Braille no século XIX, aos desenvolvimentos teóricos e pedagógicos que se iniciam no século XX.

Palabras clave : Cultura Material; Museu; Cegueira; Criança com Deficiência Visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )