SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49La intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionarioObjetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Carlos Manique da. Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.83-102. ISSN 0104-4060.

O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetônicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.

Keywords : Arquitetura Escolar; Raul Lino; Museus Escolares; I República Portuguesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )