SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49La intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionarioObjetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, Carlos Manique da. Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.83-102. ISSN 0104-4060.

O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetônicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.

Palabras clave : Arquitetura Escolar; Raul Lino; Museus Escolares; I República Portuguesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )