SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49La intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionarioObjetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SILVA, Carlos Manique da. Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.83-102. ISSN 0104-4060.

O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetônicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.

Palavras-chave : Arquitetura Escolar; Raul Lino; Museus Escolares; I República Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )