SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República PortuguesaA lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.103-120. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposições de renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernização pelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.

Keywords : Cultura Material Escolar; Objetos Escolares; Renovação do Ensino Primário; História da Educação; Ensino Primário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )