SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República PortuguesaA lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.103-120. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposições de renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernização pelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.

Palabras clave : Cultura Material Escolar; Objetos Escolares; Renovação do Ensino Primário; História da Educação; Ensino Primário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )