SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XXDas mãos para as mentes. Protocolos de civilidade em um jornal escolar/SC (1945-1952) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. A lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.121-137. ISSN 0104-4060.

O trabalho que segue é fruto de um estudo que se inscreve no universo da cultura material escolar, sendo a metodologia empregada a de natureza bibliográfica, com vistas a destacar a história de um suporte técnico-material de relevância das práticas escolares da escola moderna, a lousa de uso escolar. Concentra-se no espaço temporal dado pelo século XIX, por ser este o cenário que dará visibilidade ao esforço de difusão das primeiras práticas escolares de ensino. Parte da hipótese de que a relação entre material e método pode traduzir concepções de ensino, conferindo centralidade à lousa como a tecnologia que, inscrita no conjunto das práticas escolares, resultará na constituição e consolidação do modelo escolar da transmissão simultânea de ensino.

Palabras clave : Pedra; Lousa; Quadro-Negro; Ensino Simultâneo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )