SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo- imagens e textosA educação nos anais da Constituinte Republicana do Estado do Paraná- 1892 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

AMORIM, Simone Silveira  y  FERRONATO, Cristiano. O processo de profissionalização docente e a criação da escola normal em Sergipe (1827-1879). Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.209-225. ISSN 0104-4060.

Este artigo tem como objetivo compreender como se dava a preparação dos professores de primeiras letras na província de Sergipe entre os anos de 1827 e 1879, especialmente após a criação e implantação do Atheneu Sergipense e do Curso Normal, a partir de 1870. Os marcos temporais demarcados fazem referência à Lei de 15 de outubro de 1827, extinção da escola normal e incorporação dela ao Atheneu Sergipense. Faz-se, então, necessário que os estudos sobre a configuração da profissão docente considerem a lei como fonte. As categorias analíticas de Pierre Bourdieu (1996) e Norbert Elias (1990, 2001) ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador. É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. A criação da Escola Normal surgiu como uma ação que traria padronização aos saberes a serem ensinados, pois, à medida em que a importância de se configurar a profissão tornou-se crescente e premente, houve a necessidade de deixar a formação pela prática e implementar a formação institucionalizada na Escola Normal.

Palabras clave : Escola Normal; Sergipe; Profissionalização Docente; Legislação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )