SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Escolas normais: contribuição para a modernização do Estado do Paraná (1904 a 1927)Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SCHRIEWER, Jürgen. Cultura mundial y mundos de significado culturalmente específicos. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.275-297. ISSN 0104-4060.

Cultura mundial não é - sobretudo em um título de um ensaio - um conceito de alcance modesto e tampouco necessita de elaborados conteúdos teóricos. Portanto, requer alguns esclarecimentos prévios. Nesse sentido, iniciarei este artigo com um delineamento do conceito de “cultura mundial”, bem como do horizonte teórico de que ele tem feito parte. Trata-se de um marco teórico que procura compreender e explicar os processos do crescente entrelaçamento das relações de comunicação e intercâmbio que estão acontecendo em nível mundial em quase todos os âmbitos sociais, econômicos e científico-tecnológicos. Na segunda parte, apresentarei algumas linhas de investigação da sociologia e da educação comparadas, cujos resultados apontam em uma direção oposta às teses desenvolvidas pelos teóricos da “cultura mundial”. Na sequência, utilizarei na terceira parte o conceito alternativo de “mundos de significado culturalmente específicos”, e na quarta e última parte, abordarei brevemente o atual debate entre as teorias “da convergência” e “da divergência” ao levantar algumas expectativas de uma conceituação que a partir de seu poder explicativo tem potencial para superar esses pontos de vista opostos.

Palavras-chave : Cultura Mundial; Mundos de Significado Culturalmente Específicos; Sociedade Moderna.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )