SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49Cultura mundial y mundos de significado culturalmente específicosNe pas toucher aux oeuvres: o princípio da (in)tangibilidade da obra de arte no contexto de sua exibição e suas (contra) significações pedagógicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BUENO, Sinésio Ferraz. Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.299-307. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.

Keywords : Teoria Crítica; Filosofia da Educação; Personalidade Autoritária; Fascismo; Totalitarismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )